Já Chegamos em 1984? | A Sombra do Fascismo

4년 전

eye1.jpeg

O ano é 2018, mas mais parece 1984.

George Orwell escreveu 1984 em 1948, trocando o "4" pelo "8", não como uma previsão, mas como a descrição de um cenário, de um futuro possível.

Para quem não leu, e deve ler porque é uma leitura indispensável para entender a atual modernidade do qual vivemos, vou resumir de forma breve a obra.

Orwell conta uma história de uma sociedade altamente controlada pelo Estado, tudo pertence ao Estado, peculiaridades pessoais não são toleradas, e repreendidas fortemente (leia-se morte). Até mesmo as opiniões são controladas pelo Estado, a única ideologia permitida é a oficial (a do grande irmão).

Aliás, O Grande Irmão é outro detalhe importante do livro, e da sociedade utópica imaginada pelo autor, este é o supremo líder da nação, sua autoridade é inquestionável, mais que um líder, é um exemplo de homem, de bravura, de integridade, de honestidade, a ser seguido.

Outro fator de controle popular é feito pelo domínio da verdade. O Estado define o que é verdade e o que é mentira, o que é certo e errado, moral e imoral. É uma verdadeira manipulação da história e do jornalismo, fatos que contrariam o interesse do governo simplesmente deixam de existir da história e da memória coletiva, isto porque além de uma lavagem cerebral aqueles que desafiam esta verdade construída são ameaçados e torturados.

dark1.jpeg

A fiscalização ocorria tanto pela ação estatal, por meios de câmeras que existiam em cada casa, mas também a população participa, no livro, de forma ativa, poucos lutavam contra a opressão porque um vizinho, um colega, ou até sua esposa ou amigo eram capazes de denunciar às autoridades, e faziam isso em prol do dever civil.

Fiz uma análise completa do livro: aqui.

Claro que se trata de uma utopia, um exagero da realidade, mas qualquer semelhança com o fascismo, nazismo e comunismo não é mera coincidência. É uma literatura de oposição à todo regime autoritário.

No ano de 1984 o livro foi re-estudado, no entanto, a comunidade literária riram de Orwell, pois este teria "errado" sua profecia, mas a verdade é que o autor não escrevia sobre o futuro, mas sim fez uma crítica sobre à realidade da época, e acima de tudo criticou a natureza humana e à organização social.

O mais tristes que podemos enxergar o grande irmão em nossos dias atuais, suas políticas e técnicas estão visivelmente presentes em nosso atual cenário político, não somente o nacional.

O maior exemplo disso é as famigeradas Fake News, ambos os lados, candidatos de esquerda e de direita se favorecem de notícias falsas, ou ainda notícias parciais, e o que virou moda agora: jornais que limitam o acesso ou cobram pela leitura, afinal o que importa é só a manchete.

Está claro que as fakes news fazem parte de uma estratégia política, que vai muito além da eleição, é o controle da verdade e da vontade, cria-se características falsas à um candidato, ações e movimentos que nunca existiram.

Em resumo, ambos os lados, vermelhos e azuis, criaram um monstro, ou até mesmo uma exageração do perigo político do outro lado, isso tudo para criar uma política de divisão, de ataque, criaram um ambiente no qual o ideologicamente oposto é um inimigo, e não se dialoga com o inimigo.

Não há mais discussões de ideias, há conflitos de egos, ambos os lados querendo provar que estão mais certos e que são menos piores, mas se são os dois ruins não seria o caminho civil apenas ignorá-los?

Estamos vivendo uma sociedade de indivíduos, de estranhos separados por nichos, que não se comunicam entre si, temos que reverter a política do ódio, dos dois lados, em favor da união e da inteligência, chega de idolatrar políticos, isso terá ainda um alto custo. A política tem que voltar ao seu dono de direito, o cidadão.

linha.png

Obrigado pela atenção, compartilhe essa mensagem. Podemos mudar este cenário.

Siga no facebook: Ágora do Pensamento

banner steemit.jpg

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
STEEMKR.COM IS SPONSORED BY
ADVERTISEMENT
Sort Order:  trending

Congratulations @joaoprobst! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of upvotes

Click on the badge to view your Board of Honor.
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard:

SteemitBoard Ranking update - Resteem and Resteemed added

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!