A imagem contida na luz, o nascimento da ótica. #Filosofia da Ciência

27일 전

A luz, conhecida pelo ser humano como o “viajante” mais rápido de todo o Universo é o que nos possibilita determinarmos o tempo de existência dele e medir as distâncias cosmológicas. Também é um dos fatores que nos proporciona a vida, nos aquece e ilumina os nossos caminhos.


7_olho_1.gif
 
Fonte


01.png
 

Mas ela também pode nos proporcionar o vislumbre de imagens, atualmente através do armazenamento feito por câmeras e os diversos telescópios espalhados pelo planeta e em sua órbita, mas tudo isso apenas foi possível graças a alguns “seres pensantes” que viveram séculos atrás.
 
Mo Tze foi um filósofo chinês que viveu há cerca de 2500 anos na época das “Cem Escolas do Pensamento”, muito antes da unificação da China. Fundador do Moísmo e crítico do Confucionismo e Taoismo, justamente por acreditar que as pessoas não deveriam apenas obedecer às regras, mas também questioná-las.
 
Ele observou que a luz poderia projetar uma imagem dentro de uma sala escura através de um feixe de luz, esta era a primeira “câmara escura” da qual há indícios, que foi denominada por ele como “sala do tesouro”. Poucos registros sobraram da sua obra e de seus discípulos, pois o primeiro imperador unificador da China (Qin Shi Huang), que surgiu poucos séculos após Mo Tze, mandou que todos os livros das “Cem Escolas do Pensamento” fossem queimados, este também é o primeiro registro de queima de livros da história.
 
Em um dos poucos fragmentos de Mo Tze, ele relata o que pode ter sido o início do método científico: 1. Sempre questione suas bases. 2. Pessoas podem comprovar sua hipótese através dos sentidos? 3. Qual método pode ser utilizado para sua aplicação?
 
Não existem registros acerca de estudos sobre ótica até o século XI, quando Ibn Al-Hazen retoma estes estudos e também propõe um método científico. Onde hipóteses deveriam ser comprovadas através de experimentos com estudos sistemáticos que pudessem ser reproduzidos por todos. A base da ciência contemporânea.
 
Além de revolucionar o que se sabia acerca do olho humano na época, Al-Hazem também revolucionou o campo da ótica. Foi o primeiro a entender que a luz viajava em linha reta e refez o experimento da câmara escura, entendeu que quanto menor for a abertura para a passagem da luz, maior a nitidez, pois a redução de direções do raio tornam a imagem mais clara.


 
Fonte


01.png
 

Portanto, o experimento possuía maior sensibilidade à luz do dia apesar de neste período existirem mais focos de direções. Na parte da noite era necessário uma abertura maior tornando a nitidez baixa, a pouca iluminação trazida pelas estrelas também era fator determinante para o fracasso da experiência noturna.
 
Nascia ali a possibilidade que temos hoje de registrar imagens, pois uma câmera analógica nada mais é do que uma “câmara escura tecnológica”. Mas nisso tudo o mais importante é que, poucos séculos após, com a criação das lentes, houve a possibilidade de observarmos os astros e os planetas ao nosso redor com os telescópios.
 
Assim Galileu iniciou o que conhecemos pelo nosso primeiro mapa cósmico. Graças a essas e, outras tantas mentes brilhantes, hoje possuímos a possibilidade de “eternizar” momentos através de fotografia e também de observar o Universo ao nosso redor. Tudo isso se deve a um questionamento inicial que leva a uma mudança na “ordem” vigente de cada época. Pois bem, sem questionamento não há evolução, apenas retrocessos.

01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
STEEMKR.COM IS SPONSORED BY
ADVERTISEMENT
Sort Order:  trending

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Congratulations @demokratos! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 7000 upvotes. Your next target is to reach 8000 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

You can upvote this notification to help all Steem users. Learn how here!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Congratulations! I just stopped by to say that your post has been selected as a daily Featured Post of my personal curation project! You can find the daily Featured Post HERE.
I upvoted your contribution and I put it on the list because to my mind your post is what I call a quality content!
I am @miti, a manual curator that shall make available all his Steem Power to authors deserving of support. Let's make STEEM great again!
Have a nice day and keep up the good work!

·

Thanks for the support @miti.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·
·

You're welcome, @demokratos!

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.407 which ranks you at #42506 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 143 contributions, your post is ranked at #109.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers like your work!
  • You have already shown user engagement, try to improve it further.

Feel free to join our @steem-ua Discord server