Pressupostos entre o aquecimento global do Permiano e o atual. #Ciência

24일 전

Por mais que muitas pessoas neguem o aquecimento global que estamos vivenciando, ele está aí, só não percebe quem vive dentro de uma bolha urbana e não observam a natureza e os sinais que ela tem nos dado, que são relacionados aos descuidos ambientais durante os últimos séculos.



 
Comparação com as temperaturas médias entre os anos de 1951 (acima) a 1980 (abaixo). Fonte: EPA


01.png
 

Algo parecido já foi visto há cerca de 250 milhões de anos, o que cientistas denominam como a “grande extinção” do período Permiano Triássico, que exterminou cerca de 96% da vida em todo o planeta, o fato é que existem alguns pressupostos do que aconteceu naquela época com o que está acontecendo atualmente. Mas para entender precisamos voltar um pouco na história, exatamente no período Carbonífero.
 
Este período ocorreu entre 350 e 300 milhões de anos atrás e é conhecido como o período de maior crescimento da vida vegetal do planeta, ou seja, foi o período da grande expansão das árvores pelo globo. As árvores evoluíram mas as bactérias e os fungos que as consumiam não, ali estava o problema.
 
Pois a vegetação enquanto viva transforma gás carbônico em oxigênio através da fotossíntese, mas quando elas morrem, ocorre o inverso e, como essas árvores não possuíam “predadores naturais”, todo este material foi se transformando em carvão vegetal abaixo do solo, por isso o nome “Carbonífero”. Muito do carvão vegetal que utilizamos hoje, ainda é deste período.
 
Durante milhões de anos, esse material foi sendo “armazenado” abaixo do solo, até que, no final do Permiano houve uma sequência drástica de erupções vulcânicas, e é aqui que começam as comparações com o tempo atual. Vou deixar aqui o link de um artigo publicado este ano na Nature que comprova as atividades vulcânicas do período, pode ser visto aqui.
 
Os vulcões por si só já liberam uma quantidade de dióxido de carbono (o CO2), mas, consequentemente com a queima dos materiais orgânicos do período Carbonífero, foram adicionados muito mais gases na atmosfera. Fazemos algo parecido hoje, queimando óleo, gases e carvão que estavam contidos abaixo do solo, jogando na atmosfera mais CO2 do que o necessário para um “bom” efeito estufa.

GSFC_20171208_Archive_e000437~orig.jpg
 
2015 - O ano recorde de aquecimento já registrados desde 2001. Créditos: Scientific Visualization Studio / Goddard Space Flight Center. Fonte: NASA


01.png
 

Com a atmosfera mais quente, consequente o aumento da temperatura dos oceanos e o derretimento das geleiras, que na época do Permiano, jogou milhares de toneladas de metano na atmosfera, o metano sabe-se que contribui muito mais para o aquecimento do que o gás carbônico.
 
E o que o ser humano faz hoje? Além da contribuição no aumento de CO2 com a queima de combustíveis fósseis, contribuímos também com o aumento da concentração de metano através de queimadas florestais, através do consumo excessivo de carne, pois o gado contribui com uma grande parcela desse aumento e, com os péssimos hábitos de descarte do lixo biológico em aterros. Ainda existe o atual fenômeno do descongelamento do Ártico que automaticamente joga mais metano na atmosfera.
 
Tudo isto, tanto hoje quanto no Permiano levam a um ciclo, com o aquecimento, vida vegetal morre – sem levar desmatamento em consideração – e vida marinha também, e são especialmente esses dois os capazes de limpar nossa atmosfera e nos trazer mais oxigênio. Com tudo isso, o clima do planeta muda e vemos diversas mudanças climáticas atípicas como as que vem sendo observadas atualmente.
 
Portanto, repito, só nega o aquecimento global quem é tendencioso ou vive dentro de uma “bolha urbana” e não observa a natureza, pois o planeta está dando os sinais de que algo está errado e a ciência através da história geológica do planeta nos prova o que está acontecendo e como podemos mudar isso, caso alguém não acredite, continue agindo de forma consumista/irresponsável como se não houvesse amanhã, é de pessoas assim que o atual governo brasileiro gosta, pois são vocês que os deixam cada vez mais ricos.

01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
STEEMKR.COM IS SPONSORED BY
ADVERTISEMENT
Sort Order:  trending

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.407 which ranks you at #42506 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 159 contributions, your post is ranked at #121.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers like your work!
  • Try to improve on your user engagement! The more interesting interaction in the comments of your post, the better!

Feel free to join our @steem-ua Discord server