Sondas Voyager: os objetos mais distantes da Terra. - Fim. #Ciência

2년 전

Antes de dar continuidade ao texto publicado ontem, acabei esquecendo de um detalhe, as duas sondas já se encontram no caminho de saída do nosso Sistema Solar, ambas já ultrapassaram o limite da heliopausa.



 
Imagem artística da Voyager 2. Fonte NASA


01.png
 

Heliopausa é a região onde os ventos solares já sofrem o impacto dos ventos interestelares, ultrapassada essa “região”, tem-se apenas o espaço aberto à frente, mesmo ainda estando dentro do Sistema Solar que é delimitado pela “Nuvem de Oort”. Acredita-se que a partir dali o Sol não exerça mais influência gravitacional. O Fato é que, a V1 ultrapassou essa barreira em 2013 e nesse ano, 2019, foi confirmada a passagem da V2 pela heliopausa.

Os discos das Voyagers


Como dito no texto anterior, o idealizador desse projeto foi Carl Sagan. Mesmo que muitos acreditem na possibilidade quase nula desses discos serem encontrados e decodificados, eles foram inseridos nas sondas Voyager.


 
Engenheiros com o Golden Record da Voyager 1, foto de 1977. Fonte: NASA


01.png
 

Os discos contém diversas informações acerca da nossa “civilização”, do nosso planeta e descobertas do ser humano. Nele existe a famosa saudação em 55 línguas, inclusive em português que pode ser ouvido aqui.
 
Existem também sons de diversos tipos em outra “playlist”, vento, vulcão, alguns animais que pode ser ouvido aqui.
 
Nele também foram inseridas diversas músicas de folclore de diversos países, autores como Bach e Mozart também estão presentes e Chuck Berry. Era para constar uma música dos Beatles também, eles inclusive aprovaram a ideia, mas a gravadora EMI detentora dos direitos proibiu, afinal, se algum “alien” ouvir não terá capital para comprar um LP.
 
Além de tudo isso o disco ainda contém 122 imagens diversas, fotos dos planetas do Sistema Solar, incluindo um diagrama do mesmo, diagrama do nosso DNA, diagramas da nossa anatomia, enfim, são inúmeras formas dos “alienígenas” nos encontrarem nesse vasto espaço caso encontrem essas sondas.

O que ainda se espera das sondas


As sondas se mantém enviando informações desde seu lançamento, sua matriz energética é constituída por três geradores alimentados por Plutônio que através do tempo vem perdendo força, estima-se que na década de 2020 elas percam totalmente sua energia e parem as transmissões de dados. Mas para um projeto que estimava a vida útil em cinco anos, o que veio de lá para cá é lucro.


 
Infográfico do trajeto das sondas. Fonte: NASA


01.png
 

Mesmo após a energia se exaurir, elas continuarão sua viajem espaço afora. Mas enquanto possuem energia elas estão enviando dados sobre os raios cósmicos interestelares, dá para acompanhar sua viajem em tempo real e diversos outros dados pelo site da NASA aqui.
 
Estima-se que a V1 daqui a aproximadamente 40 mil anos passe perto da estrela Gliese 445, em uma constelação que denominamos Camelopardalis e que daqui 56 mil anos ela ultrapasse a Nuvem de Oort.
 
Já a V2 está indo rumo à anã vermelha Ross 248, em Alpha Centauri. Estima-se que ela ultrapasse a Nuvem de Oort daqui 61 mil anos. A V2 viaja a velocidade aproximada de 55 mil Km/h, enquanto a V1 é o objeto mais rápido criado pelo homem e está com a velocidade aproximada de 62 mil Km/h.
 
Bom, é basicamente isso, espero que tenham gostado, e, como diria determinado personagem de um desenho animado: “Ao infinito e além”.

01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
STEEMKR.COM IS SPONSORED BY
ADVERTISEMENT
Sort Order:  trending
UpvoteBank
Your upvote bank
__2.jpgThis post have been upvoted by the @UpvoteBank service. Want to know more and receive "free" upvotes click here

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

·

Obrigado!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.546 which ranks you at #38209 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 540 places in the last three days (old rank 37669).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 116 contributions, your post is ranked at #92.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers like your work!
  • You have already shown user engagement, try to improve it further.

Feel free to join our @steem-ua Discord server